quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Harry Potter e a ordem de Fênix


HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX - É sempre mais fácil escrever mal do que bem de um filme, ainda mais diante de um declínio intelectual evidente do grande cinema de Hollywood, por isso, quando se dá de cara com um filme como “Harry Potter e a Ordem da Fênix” você ainda luta contra a idéia dele ter pouquíssimos defeitos, e no final das contas ser um exemplo raro de um cinema que dá certo, tecnicamente impecável e que te faz sair dele completamente satisfeito com o que acabou de ver.
Para quem estava em algum tipo de criogenia, e saiu dela só esses dias, Harry Potter é a adaptação de uma série de sete livros escrita pela inglesa J.K. Rowling, que se tornou o maior fenômeno literário dos últimos 30 anos, mostrando a vida do personagem título em sua passagem pela escola formatória de bruxos em Hogwarts (com cada livro mostrando um ano letivo dessa escola). Nessa saga, Potter ao mesmo tempo tem que sobreviver a sua adolescência e ao malévolo Lorde Valdmort, que já matou sua família anos atrás e agora vai atrás dele.

A Ordem da Fênix é a quinta adaptação e provavelmente o primeiro passo para o fim dessa história, onde o bruxinho, tendo acabado de passar por seu primeiro embate físico com o vilão, mais do que nunca está sozinho nesse mundo, desacreditado pela maioria que acha que a volta de Valdmort é apenas uma sandice de sua parte, ao mesmo tempo em que começa a colocar em cheque sua liderança e para onde vão levá-lo seus próximos passos.
Para esse capitulo, que é certamente a história mais adulta até agora, foi chamado o diretor inglês David Yates, que tem uma vasta experiência na TV britânica, sempre em projetos densos e políticos, e aí começam os acertos da produção.

Do mesmo jeito que Alfonso Cuáron mostrou que a série de filmes poderia ser levada mais a sério em todos os sentidos, e que no final das contas o mundo dos livros não era tão coloridinho e animado quanto parecia, Yates agora vem para mostrar que aquele menininho com óculos e cara de bobo, cresceu e esta se tornando um homem, com um problema grande nas mãos.

Sem comentários:

Enviar um comentário